sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mostras

Mostra: MAC 2012

O azul conduziu minha criação deste deck com varanda, para mostra realizada pela MAC. Se por um lado a cor cria um interessante contraste com a madeira e a fibra sintética do mobiliário da loja, por outro se harmoniza com a escultura do artista plástico Jocimar Tavares e com o paisagismo assinado por Bettina Engel.







Mostra: Casa Cor 2012
Ambiente: Quarto da jovem estudante de moda

Por dentro do personagem

     Quando são contratados para executar um projeto, os designers de interiores têm nos clientes a maior fonte de inspiração. Seus gostos, seus hábitos, suas preferências são o fio condutor da execução. No caso de projetos apresentados em mostras, como a Casa Cor, não é diferente. Ainda que o cliente em questão seja mera obra do imaginário do profissional.

    É o caso da jovem estudante de moda, inteligente, contemporânea e sofisticada, que encontra em seu quarto um refúgio para descansar, criar e até receber as amigas. Ela saiu da mente da designer de interiores Iara Santos para habitar um quarto cheio de vida criado pela profissional para a Casa Cor 2012.

   Os traços sofisticados e contemporâneos da personagem são evidenciados por escolhas como a cama de design italiano revestida de couro, e os ousados toques de turquesa e dourado que pincelam a base neutra beige. Detalhes como a chaise turquesa e o papel de parede dourado criam uma inusitada harmonia. O papel de parede, aliás, possui desenhos geométricos em estilo retrô que, assim como outros elementos, fazem referência ao universo da moda.
Como a habitante usa o quarto para estudar e trabalhar em suas criações, Iara teve um cuidado especial com a iluminação: tanto na iluminação geral quanto na destinada à leitura, foram empregadas lâmpadas de LED e fluorescentes, valorizando a eficiência e energética e a sustentabilidade.
E se toda mulher adora um closet, o que dizer de uma estudante de moda? Pensando nisso, a designer projetou um closet generoso, com muitos espelhos. Para os momentos de descanso, a jovem também pode desfrutar de uma TV inserida num painel, que também faz as vezes de penteadeira.
O resultado dessas inspirações é um projeto que, ao mesmo tempo em que é sofisticado, oferece à sua dona praticidade para estudar, graciosidade para receber suas amigas e aconchego para descansar.



















Mostra: Casa Cor 2011
Ambiente: Estar e escritório
Aconchego a dois


É quase impossível imaginar um estar dedicado exclusivamente aos moradores de uma casa em tempos de apartamentos minúsculos e da quase obrigatoriedade de se criar ambientes multiusos a fim de se aproveitar melhor os espaços. Um espaço para desfrutar de um bom vinho acompanhado daquele livro que captura a imaginação e faz qualquer pessoa embarcar em uma viagem sem fim pelos pensamentos. Um lugar para gozar da tranquilidade pertinho de quem se ama, acolhidos pelo calor de uma convidativa lareira.

Pensando nesse privilégio e em proporcionar o máximo de conforto e comodidade aos casais apaixonados, a designer Iara Santos, que participa pela segunda vez da Casa Cor, idealizou um estar íntimo com escritório. Elegante e sóbrio, o ambiente deixa os momentos mais simples da vida a dois mais agradáveis. E não é apenas isso: quando for preciso, o ambiente serve ainda como local de trabalho. Aliás, o espaço é propício para desenvolver um trabalho de qualidade, pois o clima é de pura calmaria.

Iara ainda teve o cuidado de dar ao ambiente toques de sofisticação: “Essa característica é reforçada pelos materiais de revestimento, como tecidos e papel de parede, além dos tapetes, e das cores escolhidas”. A designer não se preocupou apenas com a comodidade. Atenta à economia de energia e à sustentabilidade, a profissional usou, em vários pontos do espaço, lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram até cem vezes mais que as lâmpadas convencionais.

Outra peculiaridade do ambiente, que o deixa mais charmoso, é o piso flutuante laminado. Além de ser prático na instalação, ele possui alta resistência. Outra boa notícia é que esse piso é de fácil limpeza, o que garante vida mais longa. Todas essas características tornam o estar íntimo com escritório contemporâneo e sofisticado.

O ambiente da designer de interiores Iara Santos pode ser conferido na Casa Cor Minas, a partir de 20 de agosto, no Alphaville, em Nova Lima. A mostra fica aberta ao público até 04 de outubro. Os dias de visitação são quartas, quintas e sextas-feiras, de 16h às 22h. Aos sábados de 14h às 22h e aos domingos e feriados de 14h às 19h.




Mostra: Mostra de quartos Villa Maria
Ambiente: Quarto do menino
Pura diversão

Para fazer o seu ambiente na mostra de quarto Villa Maria, Iara Santos se inspirou num menino animado e que adora esporte. Para retratar isso, a designer de interiores investiu no uso de cores intensas e alegres. A cama, desenhada por Iara Santos e executada pela Villa Maria, possui acoplada ao móvel um espaço destinado a área de estudo e também um local, no caso do garoto querer receber um amigo, para se colocar o futon. O painel de TV, com nichos coloridos para guardar brinquedos e espaço para colocar canetinhas junto com uma grande cesta que abriga diversos tipos de bolas foram sugestões da profissional para se organizar o quarto de maneira divertida


A mostra de quartos Villa Maria ficará em cartaz até julho de 2012.O endereço da loja é: Rua Bárbara Heliodora, 71, Lourdes. Fone: (31) 3335-5552


Mostra: Casa Cor 2010
Ambiente: Quarto dos netos
Refúgio das Crianças


Qual a principal lembrança que você tem da sua infância? Provavelmente, nove entre dez pessoas, ao responderem a essa perguntam, se lembrarão das casas de suas avós. Afinal, casa de vó é sinônimo de um refúgio lúdico e acolhedor, onde tudo é permitido.

Foi resgatando esse conceito do imaginário popular que a designer de interiores Iara Santos projetou seu ambiente de estreia na Casa Cor: o Quarto dos Netos. Para preservar as características mais marcantes de um espaço como este, Iara foi buscar inspiração em sua própria família. “Me inspirei no quarto que meus sobrinhos têm garantido, na casa da minha mãe que fica no interior”.

Ao mesmo tempo, para criar o ambiente de 15,5 m2, a profissional também esteve atenta ao que é tendência no mundo lá fora. “Criei um ambiente colorido, usando muito laca e acrílico, materiais que vi sendo muito trabalhados na Feira de Milão deste ano. O resultado é um espaço, funcional e muito lúdico, com forte aplicação de cores vivas e primárias”, revela a profissional que usou e abusou dos tons de azul e verde.

E por falar em verde, aspectos sustentáveis também se fazem presentes no projeto, principalmente no que diz respeito à escolha de materiais. “Todo o mobiliário é feito em MDF. Para o chão optei por material sintético, como piso laminado”, encerra a designer que avalia o custo de seu ambiente entre R$ 30 e R$ 35 mil reais.









Mostra: Morar Mais por Menos 2009
Ambiente: Escritório da Chef de Cozinha
Pitadas de bom gosto

Trabalhar em casa tornou-se uma prática comum para muitas pessoas. Mas para que essa atividade seja realmente eficiente, o espaço dedicado ao Home Office deve ser muito bem planejado. Seguindo essa regra, até mesmo o quarto de empregada pode se transformar em um charmoso escritório.
Na mostra Morar Mais 2009, eu criei um ambiente pensando justamente nessa solução. O Escritório da Chef de Cozinha tinha apenas 6m², dimensão muito próxima a um quarto de empregada, no local eu trabalhei bastante papel de parede, inclusive no teto. Em função do tamanho do espaço, utilizei móveis de linhas retas, com dimensões reduzidas. O MDF em lâmina escura trouxe sofisticação ao espaço. Para ampliar o escritório, utilizei, ao lado da estante, um grande espelho e para dar um toque lúdico ao ambiente, optei pelo uso do adesivo decorativo que é um recurso barato, bonito e que deu um efeito surpreendente.

Escritório da Chef de Cozinha na mostra Morar Mais 2009
Para dar mais aconchego ao espaço, o papel de parede foi utilizado até mesmo no teto
Bonito, barato e prático, o adesivo decorativo produziu um efeito lúdico ao escritório
Para dar mais profundida ao escritório, foi especificado, ao lado da estante, um grande espelho

Os móveis de MDF em lâmina escura deram um toque de sofisticação ao local

Mostra: Morar Mais por Menos 2008
Ambiente: Quarto da Filha
Delicadeza feminina
Para as adolescentes, o quarto tem um significado especial. Muito mais que descanso, o local serve como refúgio onde as teens recebem os amigos, curte seus ídolos, estudam e tem total liberdade para fazer o que quiserem. Sendo assim, a decoração desse espaço deve traduzir exatamente o gosto dessa moçada.
Na mostra Morar Mais de 2008, criei um quarto pensado em um perfil de uma moça romântica. Para isso usei uma cama e cômoda provençal, papel de parede com arabescos, a charmosa cadeira Luis XV e um belo lustre em cristal.
O painel junto à cama foi feito em MDF, um material econômico, valorizado pelo revestimento em couríssimo.
O toque contemporâneo ficou por conta dos nichos em acrílico, o painel em laca uva e a persiana romana que fez um contraste interessante com a delicada cortina.
Se tratando de um quarto de uma mocinha, é claro que não poderia faltar um móvel no qual ela pudesse fazer sua maquiagem. Pensando nisso, criei uma escrivaninha com bancada para estudos, porta-trecos e penteadeira. A gaveta com várias repartições permite que a adolescente disponha sua maquiagem ou bijuterias de forma organizada.
Em estilo provençal, o quarto da filha adolescente é extremamente acolhedor e aconchegante
A escrivaninha, desenhada por mim, possui múltiplas funções: estudos, porta-trecos e penteadeira


O painel em laca uva dá um toque de modernidade ao quarto

A gaveta com várias repartições é um conforto a mais oferecido a adolescente

2 comentários:

  1. Iara, parabéns pelo seu trabalho! Belíssimo!!! Fiquei especialmente encantada com os nichos em acrílico na cor uva! Onde posso encontrá-los? Obrigada!

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei os projetos e gostaria de saber de onde é o papel de parede da mostra Casa Cor MG - jovem estudante de moda.

    ResponderExcluir